Cuidados e manutenção
O processo de oxidação da prata ocorre do seu contato com compostos de enxofre, esses compostos estão presentes no ar e em diversos locais. Ele causa uma camada escura e/ou amarela na superfície da peça. É um processo natural pelo qual os metais passam, alguns mais rápidos que outros, e é reversível. A oxidação não afeta a qualidade do metal e da joia. Acaba sendo um processo natural ao longo do tempo. Sendo assim uma característica da prata.
Cuidados
Para conservar suas joias guarde-as separadamente em locais secos, de preferência em suas caixinhas ou dentro de saquinhos, pode até envolvê-las em plástico filme. Evite o contato da joia com produtos de limpeza, cosméticos e alimentos (alguns podem aumentar a oxidação). Evite usar a joia em banhos de mar e piscina. Não use também durante a prática esportiva.
Limpeza e manutenção
Para peças polidas: Depois do uso da peça limpe-a com uma flanela macia e seca, cuidado para não riscar. Para uma limpeza mais profunda lave com água e detergente neutro, seque bem. Eventualmente você pode limpar suas peças com produtos específicos, com exemplo: produto liquido chamado Monzi e/ou flanelas especificas para limpeza de joias.
Para peças foscas: De tempos em tempos passe na sua peça uma esponja áspera e/ou rugosa, a parte verde das esponjas de lavar louça é ótima para isso. Passe sempre no mesmo sentido e não passe nas pedras, caso tenha. Mas SOMENTE faça isso em peças foscas.
Para peças com inlay: As peças em que a técnica de inlay for presente nunca devem ser expostas a água quente. Para limpa-las utilize as flanelas especificas para limpeza de joias caso seja uma peça polida. Se for uma peça fosca utilizar a dica para peças foscas
Para peças em prata oxidada ou com partes oxidadas: Nas peças com partes oxidadas limpar somente onde elas NÃO são presentes com uma flanela especifica para limpeza de joias. Se a peça for inteira em prata oxidada não precisa de limpeza.